quarta-feira, 15 de junho de 2011

O MINISTÉRIO DE MÚSICA, SUA FUNÇÃO E MISSÃO

Introdução
“Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16). Esse versículo bem conhecido resume toda a Bíblia, expressa o amor imutável de Deus pela humanidade, juntamente com a missão de Cristo. Cristo veio com uma missão e a cumpriu. A Bíblia fala também que Deus criou todas as coisas com propósito (Jo 1:02) de adoração e serviço. A mesma coisa acontece em nossas vidas, nossas conquistas, derrotas, dons e talentos, posses, etc., tudo tem um propósito, um objetivo, nada é em vão ou à toa. Deus tem deixado claro em sua palavra que Ele nos quer como cooperadores, de certo, temos uma função e uma missão no reino, mesmo sendo nós o alvo dessa missão também. Hoje em dia, muitos se interessam por grupos de igreja, gostam e sempre fazem de tudo pra realizarem seus eventos, mas infelizmente se vê muito mais, nestes grupos, o interesse para o entretenimento, do que para a sua verdadeira função e missão. Não que o entretenimento não seja uma coisa boa e sadia, mas quando pensamos apenas nisso, aí o negócio complica. Mas quando isso acontece muitas das vezes é por falta de entendimento das coisas, por falta de orientação. Temos que ter entendimento sobre a função e missão do grupo de louvor. Porque só assim iremos observar se estamos realizando nossa função adequadamente, sem desistimos da nossa missão.

Algumas Definições
Ministério: A palavra ministério vem do grego “Diakonia” que significa serviço. Todo crente tem um ministério a cumprir e todo ministério precisa um do outro e requer amor, compromisso, dedicação, preparação, santidade, esforço, constância, renúncia e caráter.

Ministrar: Ministrar significa servir, dirigindo, orientando.

Levitas: Os levitas eram as pessoas que pertenciam à tribo de Levi. A tribo de Levi foi separada exclusivamente para o serviço do Senhor (Dt 18:5). Os levitas eram encarregados pela guarda (Nm 1:53), pela administração (Nm 1:50) e pelo cuidado do tabernáculo bem como por todos os utensílios da tenda da congregação (Nm 1:50). Eles também tinham como função ministrar (servir) todo o povo de Israel (Nm 3:7-8). No reinado de Davi, os levitas foram designados para dirigir o canto e para utilizarem instrumentos musicais na casa do Senhor para louvá-lo e adorá-lo (I Cr 6:31-32, I Cr 15:16).
O Grupo de louvor: Formado por músicos e cantores cristãos, o grupo de louvor é, antes de tudo, um ministério dedicado ao louvor e a adoração a Deus, ou seja, sua função principal é louvar e a adorar a Deus através de música e canto. Porém, além de tocar e cantar ao Senhor, o grupo de louvor tem a tarefa de conduzir a igreja a louvar e a adorar a Deus com entendimento.

Ministro de louvor: É aquele que faz parte do ministério. Numa equipe que adora, todos são adoradores, então todos são ministros. Há funções diferentes dentro de um grupo, há um ministro líder, que esta a frente do grupo, que responde pelo grupo, conseqüentemente dele será cobrada as responsabilidades cabíveis, mas isso não torna os outros da equipe isentos de cobrança. Por isso que hoje em dia o termo ministro de música é dado somente ao ministro chefe, ou seja, ao líder, devido a sua função não a sua importância somente.

Cinco Funções e Missão do Grupo de Louvor

1. Glorificar a Deus – Isso significa não só demonstrar a Ele nosso amor e gratidão, mas também refletir o que Deus é. Pois quando o adoramos a sua glória não aumenta, com isso concluímos que glorificar também é fazer conhecida a sua glória, o seu poder, misericórdia, compaixão, etc.

2. Ministrar a igreja - Conduzir o povo a louvar e adorar a Deus, mas não se resume apenas nisso. O ministério tem o dever de levar o entendimento de que o louvor não se restringi na igreja, mas lembrar ao povo a viver com Deus e ter o compromisso de buscá-lo em todo o tempo, que o nosso louvor não deve ser uma coisa momentânea, mas sim um estilo de vida, de amor a Deus e ao próximo.

3. Testemunhar – O grupo de louvor deve ser testemunha de sua função. Em tudo aquilo que ele pede para que a igreja faça e entenda antes de tudo ele precisa fazê-lo. Defender a causa e lutar por ela. Isso deve transparecer naturalmente, não por vanglória.

4. Gerar frutos – O grupo de louvor precisa gerar frutos na área musical, estar a disposição da igreja para eventos extra cultos de domingo, criar novas oportunidades de estilos e grupos como: cantatas, quartetos, duetos, mensagem musical, etc. Muitos grupos de louvor, quando chegam a um certo patamar técnico, quando encontram seu par perfeito, se isolam de uma forma que em vez de servir, só querem ser servidos. Só tocam em cultos especiais, não permitem que outros entrem no grupo e nem estão preocupados em ensinar aos novatos. E também só querem servir tocando, quando se solicita pra outra coisa, usam desculpas de que estarão ocupados ensaiando.

5. Apoiar o pastor –
 O grupo de louvor deve ter a mesma visão do seu pastor para a Igreja. Deve ter submissão, amor e respeito pelo pastor e outros líderes de ministério também. Mas com o pastor o seu relacionamento deve ser muito mais íntimo ainda. Porque Deus vai revelar ao pastor o que ele quer para a Igreja. Um grupo que tem o seu pastor como inimigo causará um grande obstáculo ao fluir do louvor. O grupo deve ter em mente ser o braço direito do seu pastor.

Missão: Vidas salvas – O grupo de louvor deve acreditar que Deus está operando através da música, que Deus realmente habita nos louvores, onde é possível haver curas, libertações, perdão, edificação, arrependimentos e salvação. Precisamos compreender a funcionalidade, mas também o fruto geral da mesma. Se o grupo de louvor não percebe quão poderoso instrumento tem em mãos, que é a música, para tal fim, estar perdendo seu tempo. Mas para se utilizar deste grande instrumento é preciso ter vida santa e amor pelas almas perdidas. Como diz em 1 Co 13:01 “AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine.” Um grupo de louvor sem amor pelas almas perdidas, é o mesmo que um grupo de música qualquer, que faz música por entretenimento, dinheiro e fama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário